terça-feira, 5 de junho de 2007

Sinopse

O Doente Imaginário
O Doente Imaginário é um espetáculo que conta a história de Argan, um hipocondríaco neurótico que quer a todo custo casar sua filha com um médico (dos Diafoirus) só para suprir os anseios de suas doenças imaginárias. O problema é que sua prometida filha Angelique é apaixonada pelo jovem Cléante que nada tem a ver com a medicina.

Então, o desesperado casal recebe o apoio de Toinette, a serviçal da casa, que é contra a decisão do patrão assim como a sua relação com a interesseira Béline. Em meio a tantos encontros e desencontros se desenrola uma das comédias mais fabulosas de Molière que retrata, além da forte crítica à medicina, a paradoxal condição do ser humano em suas paixões contraditórias.

Por que Montar Molière
Durante minha vida na arte, e aí já se vão mais de 15 anos, sempre possuí uma ligação especial com Molière! Meu primeiro contato com o seu universo na cena foi em 2003, através da Troupe de Théâtre de l’Alliance Française na montagem “En Attendant Molière”. Depois dessa experiência, e aí já se vão quase quatro anos, fiquei ainda mais ligado ao paradoxal, mas encantador, mundo desse autor.

Quando fui convidado para coordenar a Troupe de Théâtre, pensei: Que Molière me guie! Montar Molière é acima de tudo um prazer, pois desta forma posso homenagear esse ícone do Teatro, que dedicou sua vida à arte em um século – XVII – marcado pela repressão, hipocrisia e violência. Donc, voilà, nutro um especial respeito por esse autor e sou assumidamente seu discípulo.


Troupe de Théâtre de L’Alliance Française
Esta montagem re-institui as atividades da Troupe de Thèâtre de l’Allianca Française, o que para mim apresenta um caráter especial. É especial porque quando era aluno de francês participava das atividades da troupe e hoje sou o diretor desse projeto tão salutar que exercita o francês e o teatro.

O trabalho com esse grupo foi exaustivo, mas prazeroso. Chegamos até aqui após noites mal dormidas, fins de semana trancados em uma sala de ensaio, estressados... eram comuns falas como: “Sem o texto memorizado a gente não pode fazer nada!” ou “O teatro precisa de disciplina, então por favor concentração” ou ainda “Aqui existem palavras e expressões proibidas: medo, insegurança ou eu não posso”. Em contrapartida, existiam as obrigatórias; coragem, firmeza e entrega”. Era instigador e engraçado os rostos dessas pessoas, que nunca tinham pisado no palco e de repente estavam diante de um texto de Molière. Me dizia: Ufa, que responsabilidade!

O tempo foi passando e o grupo foi aos poucos entendendo como se fazia teatro. Entenderam que era preciso algo mais do que simplesmente ir aos ensaios. Era preciso uma abertura da mente e do espírito para se chegar a um bom resultado. Era um exercício de muita paciência. Semanas antes da estréia, alguns ainda tinham um sorriso um tanto tenso. Agora, feliz. Somos pura emoção porque temos um momento único e mágico: o da vitória desses jovens e talentosos atores sobre o seu maior desafio, ou seja, o personagem.

Vitória esta que se multiplicará em tantas outras na vida... Sou muito grato a este grupo por ter entendido e atendido ao chamado de Molière para esse ritual de encenação. Obrigado Juan, pois o trabalho não teria sido o mesmo sem você. Obrigado de coração a todos. Vous avez chaqu’un une place dans mon coeur pour toujours...

Fábio Araújo


Ficha Técnica:

Direção / Produção Artística -------------- Fábio Araújo
Produção de Comunicação ----------------- Érika Araújo
Imagens / Edição ------------------------- Etienne Estrêla
Sonoplastia ------------------------------- Delana Valiños
Iluminação e operação de luz -------------- Walter
Figurino ---------------------------------- Troupe de Théâtre
Cabelo e Maquiagem ---------------------- Manoel Marques

Elenco Personagem

Juan Barahona ------------------------------ Argan
Monica Kobayashi --------------------------- Béline
Marília Palmeira de Souza ------------------ Angélique e Sr. Fleurant
Maïté Ruchstuhl ----------------------------- Angélique e Sr. Fleurant
Fernanda Karolina --------------------------- Louison
Ana Pi ---------------------------------------- Béralde
Igor Sannes ---------------------------------- Cléante e Sr. Purgon
Clebel Silva ---------------------------------- Cléante e Sr. Purgon
Fábio Araújo --------------------------------- Sr. Diafoirus
Drummond ------------------------------------ Thomas Diafoirus
Dominique ------------------------------------ Toinette

Agradecimentos especiais aos atores convidados: Drummond e Igor Sannes, merci beaucoup mes amis!

Realização: Aliança Francesa de Salvador.

2 comentários:

Anônimo disse...

Beleza!! Génial! Merci! Le blog est parfait. O Argan do cartaz parece com alguem conhecido!!! Beleza pura! Alegria! E viva Fábio

binho disse...

quem escreveu esse depoimento?
Gostaria de saber...
Essa pessoa foi tao gentil!!!!!
de qualquer forma obrigado...